NEWS

Post Top Ad

Blog do Otávio

sábado, 17 de abril de 2010

Comunicação Instantânea



Somos sabedores da grande evolução tecnológica no mundo virtual. Principalmente na área de dispositivos móveis. Acredito sim que, há uma grande possibilidade de levar esse modelo à realidade na área educacional como prática pedagógica.
Sem dúvida nenhuma, muitos alunos já se comunicaram via celular por intermédio de mensagens. Entre os demais meios de comunicação virtual, não acho que alguns alunos já tenham experimentado a ferramenta de mensagens instantâneas como o MSN. Tenho certeza disso, que a maioria já utilizou e utiliza o MSN para comunicação tanto via mensagem quanto via voz utilizando fone/microfone. Além do MSN temos outros meios de comunicação instantânea tais como: Yahoo Messenger, Skype, Google Talk, até mesmo o Orkut já permite conversa online e muitos outros. O Skype, por exemplo, considero um dos melhores para comunicação virtual instantânea via mensagem online ou viva-voz via telefone. Ótimo para conferencias/videoconferências.
Eu particularmente ainda não realizei trabalho dessa natureza em sala de aula com alunos fazendo uso de dispositivos móveis. Pois, como já mencionei em outros textos, já estou fora de sala de aula há alguns anos por exercer outras funções. Porém, na atual função que exerço, utilizo diariamente o celular, mas, o principal meio de comunicação que utilizo para se comunicar com as escolas é o email, o Skype, o Google Talk... Na rede Estadual de Educação o MSN geralmente é bloqueado. Portanto, para conversa instantânea uso o Spark, um comunicador semelhante ao MSN, só que, autorizado pela SEDUC-RO e somente para escolas Públicas Estaduais. Na verdade todas as escolas estaduais deveriam adotar esse sistema de comunicação. Mas, infelizmente a maioria ainda não o conhece não se interessa, não sabe como usar, não percebe a utilidade do mesmo, ou outro motivo qualquer. A maioria dos comunicadores aqui citados, além de podermos enviar mensagens e conversarmos a viva voz, pode enviar e receber arquivos comuns. É de suma importância que, principalmente dirigentes de escolas Públicas Estaduais entendam a utilidade do comunicador Spark na rede Estadual de Educação. Pois, dessa forma estarão interligados com todas as Escolas da rede Estadual de Educação de Rondônia. Pode-se enviar mensagens, conversar via escrita e viva voz, enviar e receber arquivos e participar de conferencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad